Weby shortcut

Apresentação

Por Thimoteo Cruz Atualizado em 28/06/19 08:53.

       Compreendendo a história como fruto das experiências do homem no tempo, e a educação como processo de preparação para a vida, propomos a criação deste programa. Pensamos o conceito de cultura em suas múltiplas acepções conceituais até a vida prática, que interferem nos processos formativos e educativos. O professor, ao trabalhar com a reflexão sobre as experiências vividas, pode levar o aluno a perceber-se como sujeito de processos sociais e assumir outra perspectiva diante da História, compreendendo-a como lugar da formação da consciência histórica. A associação entre ensino e pesquisa e a utilização de diferentes fontes e linguagens requer um aprofundamento acerca da constituição das mesmas e suas possibilidades. Propomos instrumentalizar os profissionais para estreitarem o diálogo entre os saberes acadêmicos, escolares e os saberes da vida prática, propiciando que a história contribua para situarem suas experiências pessoais e coletivas no tempo, refletindo sobre sua historicidade.

 

Objetivos do Curso

       O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em História, Cultura e Formação de Professores da Universidade Federal de Goiás/Câmpus Catalão tem por objetivos:

Geral: Formar professores pesquisadores,em nível de Mestrado Profissional, capacitando-os para a docência em História numa perspectiva cultural.

 

Específicos:

> Desenvolver, ampliar e aprofundar o conhecimento em História, em ensino e pesquisa no Ensino de História e as práticas e saberes que contribuam para atuação dos professores e pesquisadores em suas linhas de pesquisa.

> Fomentar a produção científica e estimular o desenvolvimento de pesquisa, tendo em vista a formação de pesquisadores e professores na área do Ensino de História.

> Incentivar a reflexão sobre o ensino de história, tendo em vista o desenvolvimento de projetos de pesquisa que promovam a capacitação do profissional, segundo atividades relacionadas à área de concentração e linhas de pesquisa do programa.

> Promover a capacitação de pessoal no exercício de atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa histórica, estimulando a capacitação do professor pesquisador como consultor e parecerista em projetos históricos ligados ou não ao ensino de história.

> Proporcionar formação pós-graduada Stricto Sensu em nível de Mestrado Profissional aos alunos que cumprirem todas as etapas definidas neste Regulamento.

> Propiciar uma rede intercultural de comunicação entre a Graduação e a Pós-Graduação, possibilitando a reflexão sobre as práticas do Ensino de História e a construção do conhecimento histórico em busca da revalorização da história nos diversos níveis de ensino. 

 

Perfil do profissional a ser formado

       Os profissionais formados neste Mestrado Profissional em História, Cultura e Formação de Professores devem ser capazes de:

> Elaborar e desenvolver projetos sobre o ensino de história a partir de levantamento de temas pertinentes;. Problematizar conceitos e formular hipóteses sobre o tema escolhido;

> Selecionar a documentação pertinente ao seu tema e objeto de pesquisa, delimitando-o;

> Realizar, de forma articulada, reflexões conceituais e teóricas inter e transdisciplinares, que o qualifiquem para o diálogo com a pesquisa e aprática do ensino de história;

> Redigir, em forma de relatório, material didático ou dissertação um trabalho acadêmico na área de ensino de história.

> Atuar como docente em diversos níveis do ensino, seja ele formalmente realizado na escola, seja em outras instituições e projetos educacionais desenvolvidos em museus, ONG(s), igrejas, movimentos sociais, centros de documentação, dentre outros;

> Atuar como parecerista ou consultor em projeto históricos relacionados ou não com o ensino, especialemente de história, sendo capaz de refletir e ajudar na organização de acervos documentais, museus, centros de documentação entre outras instituições similares.